Como atuamos

Apoio à Gestão Pública e OSCs

A Cidade Escola Aprendiz  realiza ações de apoio à gestão pública e às organizações da sociedade civil. Executadas por meio dos programas Centro de Referências em Educação Integral, Educação e Território, Proteção Integral e da área de Comunicação para o Desenvolvimento, as iniciativas buscam fortalecer políticas públicas e ou projetos desenvolvidos no âmbito da sociedade civil que contribuam com a promoção da agenda da Educação Integral, do desenvolvimento de Territórios Educativos e da Proteção Integral de crianças, adolescentes e jovens.

• APOIO AO  DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  A Cidade Escola Aprendiz pesquisa e desenvolve processos, fluxos e instrumentos que apoiam a formulação e gestão de políticas públicas de Educação e Proteção Integral, nos âmbitos municipal, estadual e federal. A partir da atuação direta com profissionais das secretarias municipais e estaduais de educação e do sistema de garantia de direitos, os programas do Aprendiz também colaboram com o aprimoramento de práticas que tenham foco no desenvolvimento e proteção integral de crianças, adolescentes e jovens nos territórios.
  • ELABORAÇÃO DE CURRÍCULO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: Em diálogo com escolas, comunidades e secretarias, o Aprendiz apoia o desenvolvimento colaborativo dos documentos curriculares de redes municipais e estaduais de educação e dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas.
  • CURSOS E FORMAÇÕES: Adaptados às diferentes demandas e contextos, os planos formativos desenvolvidos e implementados pelo Aprendiz fomentam a criação de espaços de produção de conhecimento, integração e colaboração entre os participantes. Voltadas às equipes de secretarias, profissionais da rede de proteção, comunidades escolares,  gestores(as) e educadores(as) de organizações da sociedade civil, as iniciativas formativas destacam-se pela incorporação de metodologias e abordagens inovadoras.
  • APOIO À COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHAS: A área de Comunicação para o Desenvolvimento possui uma frente dedicada a auxiliar organizações governamentais ou da sociedade civil (OSCs)  a fortalecerem seus posicionamentos por meio de uma comunicação eficaz de suas causas. Entre as ações de apoio promovidas, destacam-se a elaboração do planejamento estratégico das instituições e de projetos; criação e implementação de campanhas de causas; assessoria de imprensa e produção de conteúdo impressos e digitais, elaboração de artigos, newsletter, redes sociais, além de sistematização de projetos, metodologias e programas. A área promove ainda apoio ao desenvolvimento de aplicativos, sites responsivos, mapas e plataformas de georreferenciamento, customização de banco de dados de projetos e programas.

Caso sua organização ou serviço tenha interesse em conhecer mais sobre o apoio que a Cidade Escola Aprendiz oferece, entre em contato pelo email [email protected]