NÓS – Iniciativa pela Educação Integral em Territórios Amazônicos – Palmeirândia (MA)

Desde 2021, o projeto NÓS – Iniciativa pela Educação Integral em Territórios Amazônicos busca criar condições para implementar políticas públicas que possam assegurar o desenvolvimento integral de estudantes em 33 municípios da Amazônia Legal brasileira. É uma iniciativa da Porticus Foundation desenvolvida em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, por meio do Centro de Referências em Educação Integral.

O projeto implementou um percurso formativo com dirigentes e equipes técnicas das Secretarias de Educação com foco no apoio à  implementação de políticas de Educação Integral em redes municipais inseridas em territórios de Comunidades Tradicionais nos estados do Amapá, Amazonas e Maranhão.

Com o desafio de propor um percurso contextualizado às especificidades desses Territórios Amazônicos e comprometido com a superação das desigualdades que estruturam a sociedade brasileira e suas instituições, o projeto atua em prol do reconhecimento e valorização das epistemologias, dos saberes e fazeres das comunidades tradicionais, estimulando seu envolvimento e participação nos processos decisórios.

Em 2024, as ações são voltadas para a solidificação do legado do projeto nos municípios de atuação, que se materializa por meio da produção de um documento com diretrizes e orientações para implementação de políticas educacionais voltadas ao Ensino Fundamental I e II a partir da concepção da Educação Integral em uma perspectiva antirracista.

Nesse processo, o Aprendiz conta com a parceria da Ação Educativa e da Roda Educativa – CEDAC. Juntas, essas instituições formam um grupo de referência composto por outras organizações da sociedade civil, universidades, escolas e secretarias de educação com experiência em educação integral, educação antirracista e ensino fundamental.  O grupo é responsável por construir subsídios para o documento, além de apoiar na leitura crítica, sistematização e disseminação do material.

Conheça os territórios onde o Projeto NÓS atua:

Amapá: Itaubal, Macapá, Mazagão e Oiapoque.

Amazonas: Alvarães, Barcelos, Benjamin Constant, Eirunepé, Maués, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.