Revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos das Estações de Conhecimento | Marabá (PA)

O projeto prevê a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das Estações Conhecimento (EC) do Pará, localizadas nos municípios de Marabá e de Tucumã. A metodologia é baseada nas concepções de Educação Integral e Território Educativo, a partir de um processo formativo e da participação das equipes das instituições na redação do documento.

As Estações Conhecimento são iniciativas da Fundação Vale. Elas oferecem atividades que articulam educação, cultura e esporte para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Além disso, os equipamentos também atuam fortalecendo a proteção social de educandos (as) e suas famílias nos territórios.

Com apoio da Cidade Escola Aprendiz, por meio do Programa Educação e Território, os PPPs estão sendo reformulados. O foco é na qualificação das práticas de gestão e pedagógicas, na articulação da oferta socioeducativa com as comunidades do entorno, e no fortalecimento do trabalho intersetorial das ECs e de seu papel nas redes de proteção locais.

Ao todo, 96 profissionais participam do processo de cocriação. O objetivo é envolver educadores (as), gestores (as), assistentes sociais, psicólogos (as), nutricionistas, equipes de apoio e manutenção, entre outros (as).

A metodologia envolve ainda a produção de materiais de apoio que visam aprofundar temas levantados durante as formações e apoiar a implementação cotidiana dos PPPs. Nesses municípios, as ECs elegeram a Inclusão e os Povos da Floresta como assuntos relevantes para sua atuação.