Chega de Trabalho Infantil no Shopping Metrô Santa Cruz
Chega de trabalho infantil nos Shoppings Centers é uma metodologia desenvolvida para o enfrentamento ao trabalho infantil em espaços privados de uso coletivo. O Shopping Metrô Santa Cruz foi o primeiro espaço de implementação, em 2018.
Desde então, os shoppings Pátio Higienópolis (outubro de 2019 a março de 2020) e Center Norte (agosto de 2021 a fevereiro de 2022) também implementaram a metodologia. Além disso, foi implementada no Terminal Barra Funda (maio de 2022 a abril de 2023), com o financiamento do Fundo Municipal de Criança e Adolescente (FUMCAD) e apoio do Conselho Municipal de Criança e Adolescente (CMDCA).
Desenvolvida em parceria com o Shopping Metrô Santa Cruz, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS) e o Criança Livre de Trabalho Infantil, a iniciativa consiste em seis estratégias com o propósito de transformar o Shopping Center em um ecossistema que contribua com a erradicação do trabalho infantil em sua totalidade.
As estratégias são:
- Diagnóstico
- Formação das equipes – orientadores sociais, seguranças e lojistas
- Atendimento especializado a crianças e adolescentes
- Monitoramento e avaliação
- Articulação com a rede de proteção social e demais equipamentos do
Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente - Campanha de sensibilização de clientes e lojistas
O projeto integra o programa da Cidade Escola Aprendiz de Proteção Integral, que busca apoiar e desenvolver estratégias que fortaleçam a proteção social e os direitos de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias e subsidiem a elaboração e implementação de políticas públicas.
Saiba mais na sistematização da Metodologia Chega de Trabalho Infantil nos Shoppings Centers.