Rotas e Redes Literárias | São Luís (MA)

O projeto Rotas e Redes Literárias é uma inciativa da Fundação Vale em parceria com a Secretaria de Estadual de Educação do Maranhão e a Cidade Escola Aprendiz, por meio do Centro de Referências em Educação Integral, que tem como objetivo promover o direito ao livro, leitura e literatura em escolas de Ensino Médio da cidade de São Luís.

A partir da estruturação física das salas de leitura de 18 escolas estaduais, o projeto contribui com a ampliação do acervo literário e com a formação da comunidade escolar. O objetivo é fortalecer a gestão democrática do espaço e qualificar suas práticas de mediação de leitura.

Como estratégia de engajamento dos jovens, o Rotas e Redes Literárias fomenta a criação de projetos de leitura que articulem a comunidade e o território na perspectiva do Território Leitor.

Realizado entre 2019 e 2023, com ações que contemplaram 11 escolas de Ensino Médio e 1 Biblioteca Pública nas cidades maranhenses de Arari, Bacabeira, Santa Rita e São Luís, o projeto alcançou cerca de 5000 estudantes.