Criança Livre de Trabalho Infantil

O Criança Livre de Trabalho Infantil é um projeto idealizado a partir dos debates promovidos junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) no Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). Partindo da análise da relação entre racismo e trabalho infantil, o projeto compreende a educação antirracista como uma estratégia de enfrentamento para essa questão.

Criado em 2016 pela organização da sociedade civil Cidade Escola Aprendiz, o projeto era inicialmente chamado de “Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil” e tinha o foco na promoção dos direitos da criança e do adolescente a partir da erradicação do trabalho infantil. Em 2021, passa por uma reformulação e ganha um novo nome. Assim, o projeto passou a contar com a seção de educação antirracista e o desenvolvimento dos conteúdos e ações, com apoio do MPT e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

O projeto dissemina o conhecimento produzido por meio de campanhas, matérias, reportagens especiais, fotojornalismo, colunas e materiais de apoio. Esses materiais estão disponíveis no site e nas páginas das suas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube). Dessa forma, o Criança Livre de Trabalho Infantil busca desnaturalizar o trabalho infantil e promover a educação antirracista. Articulando atores estratégicos, promove o engajamento da sociedade e influenciando políticas públicas (media advocacy).

Em abril deste ano, o Criança Livre de Trabalho Infantil ficou em primeiro lugar no Prêmio de Jornalismo do Judiciário, com o podcast Meninas Negras Livres do Trabalho Infantil Doméstico. Em 2022, o projeto recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

O projeto pauta eficazmente o debate público sobre a questão do trabalho infantil. Foi mencionado em mais de 20 veículos da imprensa nacional e internacional, como Folha de S. Paulo e G1, o jornal inglês The Sun

Acompanhe as notícias no site e nas redes sociais do projeto:

Site: livredetrabalhoinfantil.org.br

Facebook: @livredetrabalhoinfantil