A Cidade Escola Aprendiz vive um momento de transformação com a transição de sua direção executiva. A partir de 2025, Natacha Costa, que liderou a organização como diretora-geral por 18 anos, passará para a presidência do Conselho, assumindo um papel estratégico no fortalecimento da governança e da estratégia da organização.
Direção Colegiada
Sob a liderança de Natacha, a Cidade Escola Aprendiz expandiu sua atuação para diversos territórios do Brasil, consolidando-se como referência nacional no campo da Educação e da Defesa de Direitos. Durante esse período, a organização estabeleceu inúmeras parcerias, apoiou a formulação de políticas públicas e participou ativamente de redes colaborativas, fortalecendo a agenda da Educação Integral, de Territórios Educativos e da Proteção Integral em diferentes contextos.
Com a mudança, a liderança executiva será assumida pela Direção Colegiada formado por Raiana Ribeiro, Paula Patrone e Roberta Tasselli – três diretoras que já integram essa instância desde 2019 e que têm desempenhado um papel fundamental na consolidação dos valores e diretrizes, bem como do modelo de gestão da Cidade Escola Aprendiz.
Raiana Ribeiro, Diretora de Programas, é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e trabalha há 20 anos com projetos nas áreas de Educação e Direitos Humanos, sendo 14 deles na Cidade Escola Aprendiz. É responsável pela direção dos programas Centro de Referências em Educação Integral, Educação e Território e Proteção Integral, por meio dos quais acumula vasta experiência no desenho e implementação de projetos de alto impacto social. Com um olhar estratégico e sensível às necessidades das crianças, adolescentes e jovens, Raiana continuará liderando tais ações, fortalecendo a conexão entre sujeitos, territórios e políticas públicas.
Paula Patrone, Diretora Institucional, é cientista social formada pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Desigualdades Educacionais com foco em Exclusão Escolar (USP/SP). Tem um histórico de mais de 20 anos atuando em políticas públicas e sociais. Na Cidade Escola Aprendiz desde 2009, Paula tem sido fundamental para a consolidação institucional e para o desenvolvimento de parcerias, trazendo um olhar de fortalecimento organizacional e inovação em metodologias e tecnologias sociais.
Roberta Tasselli, Diretora de Comunicação para o Desenvolvimento, é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui pós-graduação em Estudos do Desenvolvimento (Birkbeck College/Reino Unido) e Comunicação e Marketing (Fundação Cásper Líbero/SP). Tem mais de 20 anos de experiência nacional e internacional na elaboração e implementação de estratégias de comunicação de causas, mídia advocacy e educomunicação. Na Cidade Escola Aprendiz há mais de 14 anos, sua atuação nos conecta a uma narrativa potente e inclusiva, dando visibilidade às causas e projetos que impulsionam o impacto social de nossa organização, pautando o debate público para incidir no debate político.
Essas três lideranças têm atuado de forma integrada desde 2019, garantindo a continuidade e o fortalecimento da organização, ao lado dos Gestores de Áreas, de Programas e de Projetos, e de toda a equipe de colaboradores(as).
Planejamento estratégico 2024-2026: foco na promoção de equidade e impacto sistêmico
A transição de liderança foi planejada estrategicamente para assegurar a continuidade dos projetos e ampliar o impacto social da organização. A Direção Colegiada reafirma o compromisso da Cidade Escola Aprendiz com a continuidade do Planejamento Estratégico (2024-2026), que tem como foco a promoção da equidade racial, de gênero e territorial, além de uma atuação cada vez mais sistêmica e integrada.
Essa nova configuração da direção executiva marca um passo importante na trajetória de 27 anos da Cidade Escola Aprendiz e reflete a confiança na continuidade do trabalho, no fortalecimento institucional e na sustentabilidade da organização. A instituição expressa seu profundo reconhecimento à Natacha Costa por sua visão e dedicação, celebrando o início deste novo ciclo.
A Cidade Escola Aprendiz segue firme em seu compromisso de construir, em diálogo com organizações e lideranças de todo o país, um país justo e emancipador para todas as infâncias e juventudes do Brasil, e convida todos os parceiros, apoiadores e comunidades a seguirem juntos nessa caminhada.