Programa Aprendiz Comgás

Criado em 2.000, o Programa Aprendiz Comgás (PAC) foi uma parceria entre a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) e a Associação Cidade Escola Aprendiz. Tinha o objetivo de engajar jovens de escolas públicas e privadas em iniciativas sociais que impactassem positivamente suas comunidades.

Ao longo dos anos, o programa envolveu mais de 4.090 jovens, que desenvolveram quase mil projetos de intervenção nas áreas de saúde, meio ambiente, cultura, cidadania e comunicação, promovendo soluções inovadoras para questões locais.

Com uma metodologia inovadora, o Programa Aprendiz Comgás se destacou também pela formação de educadores, compartilhando práticas principalmente com professores de escolas públicas. Nesse sentido, uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e o Centro Paula Souza permitiu que essa metodologia fosse adotada nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), ampliando a visão dos educadores sobre o papel transformador da juventude.

Ao longo de sua existência, o porgrama recebeu importantes reconhecimentos. Em 2007, venceu o Prêmio ABERJE, na categoria “Comunicação e Relacionamento com a Comunidade”. Também recebeu menção honrosa no 3º Prêmio Milton Santos da Câmara Municipal de São Paulo. Além disso, foi destaque no livro “Jovens Transformações”, lançado em 2006 pela Ashoka e que abordou o impacto do programa para as juventudes brasileiras.

O Programa Aprendiz Comgás encerrou suas atividades em 2013, após formar centenas de jovens e educadores em sua tecnologia social, focada na participação cidadã e no protagonismo juvenil. Durante esse período, jovens lideraram mais de 900 iniciativas comunitárias, transformando as realidades de comunidades em São Paulo e em mais de 61 cidades do interior paulista. Da mesma forma, educadores também puderam aprimorar suas práticas e se tornaram agentes de transformação dentro e fora da escola.