Todos pela Infância

No âmbito da proteção integral, o projeto Todos pela Infância é uma iniciativa do Shopping Vitória, implementada com o apoio da Cidade Escola Aprendiz. Tem como foco o enfrentamento do trabalho infantil nas dependências do estabelecimento, bem como a promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

O projeto Todos pela Infância acontece na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, e se inspira na metodologia Chega de Trabalho Infantil nos Shoppings Centers, que o Aprendiz desenvolveu para implementar em espaços privados de uso coletivo, como shoppings, aeroportos e terminais rodoviários, entre outros.

As ações estão previstas para ocorrer entre os meses de maio e setembro de 2024. Contemplam a formação e supervisão da equipe de abordagem especializada, apoio à articulação com a rede de proteção local e demais atores do sistema de garantia de direitos, assim como a formação das equipes de seguranças.

Em São Paulo, as experiências do Aprendiz de enfrentamento ao trabalho infantil nos Shoppings Santa Cruz, Center Norte, Higienópolis e no Terminal da Barra Funda subsidiaram a construção da política pública Cidade Protetora. Além disso, no ano de 2023, a metodologia recebeu o Selo de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo.