Formações

Desde 2005, a Cidade Escola Aprendiz realiza trabalhos de assessoria técnico-pedagógica para projetos e promove cursos, seminários e oficinas para educadores, gestores públicos e lideranças sociais nas metodologias Bairro-escola. Mais de 12.000 profissionais de diferentes setores e regiões do país participaram de formações ministradas pela organização.

Ações realizadas:

2013 | Salvador – BA
Realização de oficinas nos temas Educação Integral, Trilhas Educativas e Diagnóstico Socioterritorial para 40 agentes (entre professores, agentes culturais e equipes técnicas de organizações sociais locais) do Projeto Bairro Escola Rio Vermelho.

2013 | Salvador – BA
Formação sobre Plano Educativo Local, Educação Integral, Diagnóstico Socioterritorial e Trilhas Educativas para 160 gestores técnicos da Secretaria Estadual de Educação de Salvador.

2013 | São Paulo – SP
Oficinas sobre Diagnóstico Socioterritorial para 20 agentes (entre educadores e técnicos do CIEJA, organizações sociais e equipamentos de saúde, cultura e assistência social) na Rede de Proteção Integral das crianças e adolescentes do Campo Limpo (Zona Sul de São Paulo).

2013 | São Paulo – SP
Oficinas sobre os resultados do Diagnóstico Socioterritorial na região do Centro para 40 agentes.

2011 | São Paulo – SP
Formação de 80 professores mediadores comunitários escolares do Programa de Proteção Escolar do governo de estado de São Paulo.

2011 | São Carlos – SP
Formação de 50 professores e gestores do programa Escola Nossa da rede municipal de educação.

2010 | Serra Grande – BA
Formação de professores e lideranças comunitárias do município para desenvolvimento de projetos de articulação escola-comunidade.

2009 | Curitiba e Campo Largo – PR
Formação de agentes locais para articulação de redes de desenvolvimento comunitário em parceria com o SESI/PR.

2008 | Programa de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) – Ministério da Justiça – Secretaria de Segurança do Maranhão
Em parceria com a Unicamp, a Cidade Escola Aprendiz coordenou a formação de lideranças comunitárias e gestores públicos da cidade de São Luís com foco no planejamento e implementação de ações de articulação em diferentes regiões da cidade.

2007 | Sorocaba – SP
Formação de professores comunitários do programa de educação integral da secretaria municipal de educação.

disseminacao04_550

2005 a 2007 | Programa “O Centro é uma Sala de Aula” – São Paulo
Em parceria com a Subprefeitura da Sé, o Aprendiz promoveu a formação de 295 professores comunitários da rede municipal de educação.

2007 | Barueri – SP
Formação de professores comunitários do programa Bairro-escola Barueri.

2007 | Montes Claros – MG
Formação de professores e gestores do programa de educação integral do município.

2006 | Taboão da Serra – SP
Formação de professores do programa Professor Visitador.

2006 | São Bernardo do Campo – SP
Parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Bernardo para a formação dos professores auxiliares de biblioteca – desenvolvimento de Trilhas Educativas articuladas com o currículo formal.

2005 | Secretaria Estadual de Educação – São Paulo
Formação de gestores da rede estadual de educação em parceria com a Unicamp no curso de pós-graduação em Gestão Escolar.

2005 | Praia Grande – SP
Formação dos pedagogos comunitários nomeados pela Secretaria Municipal de Educação para desenvolvimento de projetos de articulação escola-comunidade.