2.Apresentação do documento

Esta publicação é o resultado do diagnóstico realizado pela Associação Cidade Escola Aprendiz em três micro-territórios da cidade de São Paulo – que aqui denominamos como Centro, Fundão do Jd. Ângela e Vila Madalena – nos quais já existe a implantação da estratégia do Bairro-escola, sistema  de aprendizagem compartilhada  entre escolas, comunidades, poder público, empresas e organizações sociais, desenvolvida pelo Aprendiz.

O primeiro capítulo apresenta a metodologia, os conceitos e a definição de Bairro-escola. Discorre sobre o desenvolvimento integral, a caracterização das condições de vida, a governança democrática e as instâncias de participação no território, sobre a escola como articuladora dos potenciais locais e sobre as condições da rede intersetorial para a educação integral.

No segundo capítulo, é descrita a metodologia deste diagnóstico, inserindo-o nas discussões teóricas sobre diagnóstico socioterritorial. São apresentados os objetivos e o processo de elaboração, bem como os eixos de análise deste trabalho. Traz um texto sobre o sentido do território no diagnóstico do Bairro-escola e também sobre as etapas e método de trabalho da pesquisa.

O capítulo seguinte apresenta um texto de contexto para cada território, seguido da análise dos territórios por eixo, sendo eles:  (1) Conhecer as instâncias de participação que têm pautas relacionadas à infância, adolescência e juventude e aquelas que possuem crianças, adolescentes e jovens na sua composição;  (2) Conhecer as condições das escolas para o desenvolvimento integral; (3) Conhecer as condições da rede intersetorial para a educação integral;  (4) Conhecer como vivem e pensam as crianças, adolescentes e jovens do território.

O documento finaliza com as conclusões encontradas nas análises para cada eixo e território.