Bairro Educador | Rio de Janeiro (RJ)

A Cidade Escola Aprendiz começou a atuar na cidade do Rio de Janeiro em 2008, com um projeto piloto nas comunidades de Vigário Geral e Parada de Lucas, articulando novas oportunidades educativas para as crianças das regiões.

Em 2009, os bons resultados do trabalho desenvolvido em parceria com o CIEDS no bairro de Cidade de Deus e no Complexo do Alemão recebem a atenção da Secretaria Municipal de Educação e o programa Bairro Educador passa a orientar as atividades do programa Escolas do Amanhã, da prefeitura.

Em 2010, o projeto aconteceu em 29 escolas públicas de sete bairros, sendo mobilizados 48 gestores e lideranças locais, e impactando 17 mil estudantes. Em 2011 e 2012 foi ampliado, chegando a 197 unidades escolares de 50 bairros. O projeto contemplou a formação de professores, educadores comunitários e gestores, o fortalecimento dos Conselhos
Escola-comunidade e a ampliação e qualificação da rede de parcerias das escolas.

www.bairroeducador.blogspot.com